No ano passado, tivemos a oportunidade de abordar os principais assuntos do setor durante o ano de 2021 e a nossa visão quanto às perspectivas para 2022, apresentando alguns temas que, a nosso ver, guiariam a pauta regulatória setorial.
-Na perspectiva do escritório, os seguintes assuntos assumiram protagonismo, os quais, possivelmente, centralizarão também os holofotes ao longo de 2023.
O primeiro diz respeito às concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Em razão da proximidade do término dos contratos atuais, as discussões envolvendo a adaptação do regime público (concessão) para o privado (autorização), o regime dos bens reversíveis, incluindo o Regulamento de Continuidade, e as arbitragens em andamento na Câmara de Comércio Internacional (CCI) foram, e ainda serão, temas recorrentes nos próximos meses.
O segundo diz respeito ao esforço da Anatel em promover a revisão das metodologias de cálculo de sanções de multa para deixá-la mais aderentes aos pressupostos da regulação responsiva e compatibilizá-las à jurisprudência atual do Conselho Diretor.Maria