O ROLIM esteve presente na COP 24, em Katowice, Polônia

19 dez.2018

A cidade de Katowice, na Polônia, sediou entre os dias 2 a 14 de dezembro a 24ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24).

A Conferência das Partes (COP) é o maior órgão da Convenção sobre Mudanças Climáticas e acontece todos os anos com o objetivo de assegurar e revisar a efetiva implementação das provisões contidas na Convenção.

Essa é a quarta vez que a Polônia sedia uma Conferência das Partes (COP), sendo que a escolha da cidade de Katowice se deu em virtude da revitalização de áreas de mineração de carvão, que foram substituídas por diversos espaços de arte e cultura, entre eles o centro de conferências conhecido como Spodek, que sediou o evento. A cidade, que durante o seu pico industrial chegou a contar com quatorze minas ativas de carvão, vem passando por grandes mudanças em relação à sua matriz energética e tem hoje apenas duas minas ativas. Diversos esforços têm sido feitos para mitigar os efeitos dessa prática, tais como a melhoria da qualidade do ar e de vida dos habitantes e das condições ambientais.

Em sintonia com a adesão do escritório ao Pacto Global das Nações Unidas, o ROLIM esteve presente no evento na Polônia, por meio de sua sócia da Área de Energia, Maria João Rolim, e da advogada Ana Paula Chagas, que participaram como palestrantes, apresentando o cenário brasileiro sobre temas relacionados a energia, infraestrutura, tecnologias para transição climática, programa Renovabio e refugiados climáticos, reforçando o compromisso do escritório de atuar de forma ativa sobre as questões relevantes para a sociedade.

A principal discussão dessa Conferência foi a elaboração de robustas diretrizes que permitam a efetiva implementação do Acordo de Paris de 2015, além de oportunidades de negócios em um mercado avaliado em 1 trilhão de Reais, estimativa do mercado brasileiro de acordo com a CNI.

Em breve, informaremos os principais pontos que foram decididos na referida Conferência.

Advogado Relacionado: Maria João C. P. Rolim