Foi lançado, no dia 09 e agosto, o Portal de Integração do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), que visa facilitar o intercâmbio de informações entre os ofícios dos registros de imóveis, o Poder Judiciário, a Administração Pública e o público em geral.
A ferramenta disponibilizará diversos serviços online, possibilitando, por exemplo, a emissão de certidões que terão a mesma validade jurídica da tradicional, e a visualização eletrônica de matrículas imobiliárias.
O SREI também permitirá que sejam realizadas pesquisa de bens por CPF ou CNPJ para detectar bens imóveis registrados na base compartilhada pelos cartórios de Registro de Imóveis.
Até o momento dez Estados fazem parte do sistema, destacando-se Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e o Distrito Federal. A expectativa é de que até janeiro de 2017 todos os Estados brasileiros estejam integrados à plataforma.