Conversamos com Edgar Junqueira Freire sobre a nova área de atuação do escritório, inaugurada em junho deste ano. Respondendo a quatro perguntas, ele oferece não apenas um olhar sobre o trabalho diferenciado que o Rolim Goulart Cardoso realiza, mas também um panorama geral sobre o Agronegócio. Confira!
- Antes de entrarmos nos aspectos que envolvem o direito, poderia explicar a importância do setor no Brasil e o porquê de ele merecer uma atenção especial?
EJF: O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, superando até mesmo o segmento industrial. Porque se você parar para pensar, não se trata só da produção agrícola, pecuária, agroindústria e seu comércio. Também tem toda uma cadeia de suprimentos ligada a ele. Transporte, distribuição, armazenagem, serviços e vários outros.
Então só aí você já percebe o grande impacto econômico e social que o setor tem. No abastecimento da população em geral e na geração de emprego. Em 2022, por exemplo, ele alcançou uma participação de 24,8% no PIB brasileiro e de 20,33% no mercado de trabalho.
2. Mas esse foi o principal aspecto que levou a criação de uma área dedicada ao segmento?
EJF: Por ser do interior de Minas Gerais e de família que atuava no segmento, sempre tive essa proximidade e conheço bem os anseios do setor. E como estamos sempre atentos à movimentação do mercado, percebemos que essa importância do agronegócio e oportunidade de atuação.
Mas, além disso, a verdade é que, há muitos anos, o escritório atende clientes com características do agronegócio, que atuam direta ou indiretamente no setor. Então, ter uma área focada nessas operações nos permite atender a uma demanda crescente desses nossos clientes, oferecendo soluções cada vez mais customizadas. Até mesmo porque, o agronegócio tem desafios à altura da sua grandeza.
3. Quais são esses desafios?
EJF: Eu posso citar a necessidade de altos investimentos, a questão dos impactos ambientais, mas acredito que a elevada carga tributária seja um dos principais pontos – e estamos em um momento de mudanças, com a Reforma Tributária aprovada recentemente na Câmara dos Deputados. Então, como você pode perceber, os desafios são mais externos do que internos, até porque contamos com uma equipe multidisciplinar e bem capacitada para atuar em cada um desses pontos e mais.
4. Por falar em equipe, como é a atuação do Rolim Goulart Cardoso no Agronegócio?
EJF: O escritório é referência em diversas especialidades técnicas. E nossa atuação neste segmento abrange várias delas. Além do Tributário e Ambiental que mencionei anteriormente, temos as especialidades de Contratos, Societário, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Imobiliário, regulatório e até Aeronáutico, uma especialidade importante já que temos visto a expansão dela nos últimos anos devido ao uso de fertilizantes.
E tudo isso é trabalhado de forma integrada e em total sinergia, o que acaba sendo um grande diferencial para os nossos clientes.
Para saber mais sobre a nova área, clique aqui.